
Santa Teresa de Jesus dos Andes
Juana Fernández Solar nasceu a 13/07/1900, em Santiago do Chile, numa família aristocrática, que depois, perdeu grande parte de sua riqueza.
Juana sofre com os problemas familiares, mas não se deixa prender por eles. Desde a sua adolescência viveu fascinada pela figura de Jesus e trabalha incansavelmente em missões e catequeses na fazenda de seus pais e outros locais.

Por fim, sente-se chamada para o Carmelo, e entrou para o mosteiro das carmelitas descalças de "Los Andes", no dia 7 de maio de 1919, com o nome de Teresa de Jesus. Morreu aos dezenove anos de idade, depois de ter feito profissão religiosa antes de completar o noviciado, em vista do perigo de morte.
Foi canonizada no dia 21/03/1993, e por ele proposta por João Paulo II como um modelo para a juventude. É a primeira flor de santidade da nação chilena e do Carmelo da América Latina.
“Jesus me alimenta cotidianamente com sua Carne adorável e, junto com esse manjar, escuto uma voz doce e suave como os ecos harmoniosos dos anjos do céu. Essa é a voz que me guia, que solta as velas do barco de minha alma para que não sucumba, e para que não afunde. Sempre sinto essa voz querida, que é a de meu Amado, a voz de Jesus no fundo de minha alma; em minhas aflições, em minhas tentações, Ele é meu Consolador, Ele é meu Capitão. Conduz-me sempre, Jesus meu, pelo caminho da Cruz. E levantará voo minha alma, até onde se encontra o ar que vivifica e a quietude.”
(S. Teresa dos Andes)